Jenipapo
É o fruto do Jenipapeiro, uma árvore que chega a vinte metros de altura e é da família Rubiaceae, a mesma do café. É originária da América Tropical e da Ìndia Ocidental.
É encontrada em toda a América tropical. No Brasil, encontramos pés de jenipapo nativos na Amazônia e na mata atlãntica, no Norte e no Nordeste também há muitas e pode ser encontrada, inclusive, em São Paulo.
É mais fácil encontrar esse tipo de planta em ambientes mais úmidos, como perto de rios, pois um pé de jenipapo gosta muito de água e chega a aguentar encharcamentos. (Como mostra a imagem anterior.)
Em Guarani, Jenipapo significa : fruta que serve para pintar, pois do sumo do fruto verde dá para se extrair uma tinta que tem coloração azul, que é usada por algumas tribus para pintar a pele em seus rituais e tradições indígenas e que dura por volta de duas semanas na pele. Essa tinta é também usada para fazer a tinta preta, quando misturada ao carvão.
A genipina, substancia extraída do fruto, é a principal responsável pelo tom da coloração azul da tinta do jenipapo:
Essa substância é bastante usada na medicina tradicional chinesa para o tratamento do diabetes do tipo 2, asma e outras aplicações medicinais.
Utilização:
A polpa do Jenipapo é sucosa, parda e adocicada. è utilizada na produção de licores, refresco, vinhos, refrigerantes e também doces.
muito gostoso o suco
ResponderExcluir